Mirtilos

Fruto produzido por plantas do Género Vaccinium, é selvagem e natural de Portugal, embora as espécies cultivadas provenham da América do Norte.
Tem inúmeras vantagens nutritivas e um gosto agradável, o que tem proporcionado um excelente crescimento de mercado.
Cultivado profissionalmente em Portugal desde meados dos anos 80 tem visto a sua área expandir-se enormemente, fruto dos preços muito atractivos e facilidade de conservação e escoamento.
Embora actualmente as produtividades médias sejam muito modestas, em torno das 5 a 6 toneladas por hectare, o seu potencial é muito elevado, havendo empresários a obter médias superiores às 25 toneladas hectare ano.
A produção só se inicia ao terceiro ano, crescendo, sensivelmente, até ao oitavo ano de plantação, mantendo-se a produção em velocidade de cruzeiro por mais de 15 anos, e em alguns casos a vida produtiva dos pomares pode ultrapassar os 25 anos.
Embora seja uma cultura muito rústica e adaptada a todas as regiões do país, apesar da necessidade absoluta de solos com pH ácido, conseguem-se inúmeras vantagens com a cultura em estufa, nomeadamente melhor qualidade, qualidade e capacidade de concentrar a produção, além da sua protecção contra pragas.
A ContaMais tem-se destacado na elaboração de projectos de investimento no Âmbito do PRODER para a instalação de Jovens Agricultores, conseguindo elaborar candidaturas num espaço de tempo muito reduzido, fruto da sua experiência e dos seus consultores.
No arquivo do site da CONTAMAIS constam algumas apresentações com informação técnica relevante sobre a cultura, nomeadamente condução e poda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s